Ritmo e sotaque
Este não é um tema dos que falamos no Hispanoluso onde os mensagens não comprendidos não são o problema e sim os que pensamos que foram comprendidos mas levam ocultos diferentes significados.
Um exemplo de incomunicação total mas que também representa um pouco como alguns preconceitos vão criando-se na mente do migrante quando surgem problemas de interpretação e não se encontrar razão lógica para isso, então ele pensa que todo o mundo tenta enganar-lo ou divertir-se às custas dele.
1) O isqueiro (el encendedor)
Peço numa banca para o atendente: "Me dá um isqueiro?"
o atendente pergunta: qual cor?
AMARILLO (amarilho) falei eu.
Ele apontou para o azul, depois para o verde, depois para o vermelho e assim passou por todas as cores até chegar ao amarelo e falar: Caramba você queria o AMARELO!
Eu me perguntava: será que amarillo é parecido com alguma outra cor que não seja o amarelo?
Pensei que o atendente estava me sacaneando. (cargando)
2) A recepcionista
Todos os dias ao chegar ao escritório (oficina) onde trabalhava falava para a recepcionista "Bom Dia" (com meu sotaque (acento) espanhol terrivel) e ela dizia: "desculpa, eu não compreendo o senhor"
Eu me perguntava: que outra coisa posso estar fazendo senão cumprimentar ao dizer Bom Dia ao entrar num escritório as 07 hs. da manhã?Pensei que a recepcionista estava me sacaneando.
Com o tempo aprendi que o problema é meu sotaque (acento) que é tão forte que a gente nem diferencia se estou falando português ou um outro idioma.
O que aconteçe é que o outro não está esperando ouvir um sotaque tão forte e enquanto pensa: "de onde saiu este cara (tipo)....." não presta atenção ao significado do que ouviu.
Em verdade não era sacanagem é só um problema de quem fala com sotaque (ou muito rápido ou montando as frases com a lógica de um outro idioma).
A seguir um vídeo do famoso (e unanimidade em paises de fala espanhola) grupo de musicos-humoristas Les Luthiers.
Fazem piada (chiste) de uma competição de repentistas (payada) onde a falta de palavras, velocidade mental, concentração, ritmo e conhecimento vai enrolando cada vez mais a mensagem.
Importante salientar que ambos falam espanhol e estes problemas aconetecem também. É só pensar um pouco, quanta dificuldade a mais pode aparecer se misturamos idiomas diferentes!
Grupo de humoristas argentinos "Les luthiers"
La payada de la vaca
(payada é parecido ao REPENTISMO canto improvisado com rima)
| Español | Português |
| Dígame usted compañero Dígame usted compañero y conteste con prudencia Cual es la mansa paciencia que puebla nuestras praderas Y en melancólica espera con amnegada paciencia Nos da alimento y abrigo Fingiendo indiferencia VERSO 2 No me asusta el acertijo No me asusta el acertijo y ya mi mente barrunta Por donde viene la punta de la un la tan difícil historia La destreza y la memoria son buenas si van en yuntas No se ofende si le digo me repite la pregunta VERSO 1 Nómbreme uste el animal Que no es toro ni cebú Que pa ayudar la salud y pa que a usted la aproveche Le da la carne y la leche en generosa actitud Tiene cola y cuatro patas Y cuando muge hace muuuuuu VERSO 2 No me asusta el acertijo No me asusta el acertijo porque a mi no me asusta el acertijo LA VACA! (Discusión) VERSO 2 Ya le rimo la respuesta Ya le rimo la respuesta que de la duda nos saca El animal que usted dice tiene por nombre la vaca VERSO 1 Me extraña mucho compadre Me extraña mucho compadre que sea tan ignorante Una payada brillante octo sílabos precisa En el final finaliza y empieza por adelante Debe tener 8 versos y ser de rima elegante VERSO 2 No me asusta el acertijo Le contesto en 8 versos asi su enojo se aplaca El error que usted me achaca no es error ni es para tanto En octosílabos canto con rima que se destaca Con elegancia lo digo sin hacer tanta Alharaca La vaca!!! | Diga-me companheiro Diga-me companheiro e responda sabiamente Qual é a gentil paciência que preenche os nossos prados VERSO 2 Eu não tenho medo do enigma Eu não tenho medo do enigma e minha mente Barrunta (conjectura) Habilidade e memória são boão se vão em junta Não se ofenda se eu disser: "me repete a pergunta?"
VERSO 1
Nomeie-me um animalQue não é touro nem zebu Que pra ajudar a saúde e que seja proveitoso dá sua carne e sua leite em generosa atitude Tem rabo e quatro patas E quando muge faz "muuuuuu" Eu não tenho medo do enigma Eu não tenho medo do enigma porque o enigma não me assusta A VACA! (Discussão)
VERSO 2
A resposta vou rimar eu já rimo resposta que nos tira da dúvida O animal que você diz é chamado de Vaca
VERSO 1
Estou muito surpreso compadre
Estou muito surpreso que seja tão ignorante A payada brilhante oito sílabas precisa No final finaliza e pelo inicio começa Deve ter 8 versos e rimar com elegância Não tenho medo do enigma e respondo em 8 versos para acalmar sua ira Você me culpa de um erro que não é tão grande assim Em octosílabos canto com rima que se destaca Eu falo graciosamente sem fazer tanta bandeira... A Vaca!!!! |
